quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ORGANIZAÇÃO VEGETATIVA

As algas apresentam uma grande diversidade de formas, estando a maior parte no mar. 
O corpo das algas é chamado de talo. Podemos encontrar formas unicelulares, coloniais, pluricelulares e cenocíticas.
Dentre os unicelulares encontramos organismos flagelados como as algas verdes e dinoflageladas, e organismos aflagelados como as diatomáceas.
Nas formas coloniais as células estão unidas fisicamente por mucilagens e não apresentam uniões citoplasmáticas. Podemos encontrar formas coloniais bentônicas e planctônicas. As colônias podem não ter uma organização definida entre as células, formando uma colônia amorfa, ou apresentarem uma organização bem definida, complexa, com forma e número de células definidos. 
As formas pluricelulares normalmente são filamentosas, podendo haver formas parenquimatosas. O talo filamentoso pode ser ramificado ou não ramificado, apresentando uma grande diversidade de formas. Quando as divisões celulares ocorrem em apenas um plano o filamento é dito não ramificado. Quando as divisões ocorrem em mais de um plano, ele é dito ramificado, variando de formas simples com apenas umas séries de células (unisseriadas) a formas mais complexas, plurisseriadas, podendo formar um talo crostoso e até um talo pseudoparenquimatoso. 
Quando as divisões celulares ocorrem em vários planos, bi ou tridimensional, um tecido parenquimatoso é formado. Podemos encontrar também formas cenocíticas, que são filamentos tubulares não divididos em células. 

Fonte: Algas - Biologia - InfoEscola 

Nenhum comentário:

Postar um comentário